Blog
02
Dez
2019
Cronograma capilar: como fazer?

Cronograma capilar: como fazer?

O cronograma capilar é um conjunto de tratamentos realizados em determinados períodos, para recuperar a vitalidade dos fios e auxiliar no processo de crescimento. 

 

Durante o cronograma, são realizados os três principais tratamentos sendo a hidratação, a nutrição e a reconstrução, cada uma responsável por trazer soluções específicas para os fios. 

 

A estrutura dos fios é composta basicamente pelos elementos: Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que somados, criam uma proteína chamada queratina, representando 85% da composição do fio

 

O fio capilar ainda conta com 12% de água e 3% de lipídios em sua composição. Quando há deficiência desses nutrientes, o fio apresenta uma aparência desagradável, se torna mais fraco, quebradiço e sem vida.

 

iZ2NmXen_77EyzVynxaVGsj47KdXkzSpMO_VdXuG

 

Para recuperar a vitalidade do cabelo, é sugerida a realização do cronograma capilar, pois em cada etapa, é possível repor alguma das substâncias perdidas com as agressões sofridas pelos fios.

 

Cada cronograma deve ser feito de acordo com as necessidades do fio, podendo com o passar do tempo, mudar a frequência ou a ordem dos procedimentos.

 

Entenda a seguir para que serve cada tratamento e aprenda a montar o cronograma ideal para os seus fios.

 

Hidratação

 

A hidratação repõe a umidade dos fios, deixando-os macios e saudáveis. Com o passar do tempo, o fio perde água, devido a processos químicos ou externos, como luz solar, cloro e outros. 

 

Esse é o tipo de tratamento mais conhecido de todos os tempos. Quando alguém fala sobre os cuidados com os fios, o primeiro nome que vem a mente é a hidratação. 

 

Isso ocorre porque esse tipo de tratamento é extremamente eficaz.

 

vS534s6ChFIRCmrpFqUESZsOs8LF-3CRk1mUH292

 

Madeixas bem hidratadas não possuem o aspecto ressecado ou quebrado dos fios, e de modo geral, são macias e brilhantes.

 

Para a hidratação são usadas máscaras hidratantes a base de frutas, babosa, vegetais, açúcares, vitaminas e glicerina.

 

A Máscara Mandioca Especial da Vitaessencia Extratos Naturais é ideal para esta etapa e é super indicada para quem está começando.

8k_lnSwbyMVmGrBGAfMjnAH0NpFj9TqJKQMTzlaR

Nutrição

 

A nutrição tem a função de devolver os lipídios para os fios. Este tipo de tratamento é indicado se o seu cabelo estiver com frizz e sem balanço. 

 

O procedimento basicamente repõe as gorduras do cabelo que são necessárias para os deixar protegidos, macios, flexíveis, brilhantes e alinhados. 

 

Há um mito de que a oleosidade natural do cabelo é ruim e deve ser eliminada. A realidade é que ela deve ser preservada para que os fios fiquem bem cuidados, protegidos e saudáveis. 

 

A dica para saber o que usar no cabelo para a etapa de nutrição, é buscar a palavra óleo ou manteiga como ativos nos produtos.

Z8yEg5h872toBFCsnaJPOrVIzka0X-d9UMLdi0LG

Você pode usar também cremes com óleos em seus compostos para ações mais rápidas que trarão resultados desde a primeira aplicação.

 

A Máscara Diamant é um reconstrutor instantâneo e intenso com a reformulação rica em óleos. Ela recupera a elasticidade dos fios e nutre da raiz até as pontas.

 

Reconstrução

 

A reconstrução repõe a massa e as proteínas do cabelo. Quando o cabelo se torna fraco, quebradiço, fino e sem vida, ele precisará de passar por este processo.

 

Essa é a etapa mais potente no processo de revitalização dos fios. Podem ser usados para a reconstrução, produtos que tenham queratina, creatina, proteína, arginina e aminoácidos.

 

A reconstrução acontece de dentro para fora, deixando os fios mais fortes e vistosos, já que ela repõe a massa e traz reestruturação ao fio. 

 

A Vitaessencia Extratos naturais tem para a reconstrução capilar, a linha profissional Restore Intense para auxiliar no cumprimento do seu cronograma.

qGMFh3DEodMqgEURjdUyTwbBOlA98Wyc3fRYdtDn

Assim, é mais simples observar que produtos diferentes trazem resultados diferentes para os fios e devem seguir frequências de uso diferentes. Continue a leitura e confia!

 

Frequência de uso dos produtos de tratamento

 

Cada tratamento, assim como cada produto, possui a sua particularidade, por isso, devem ser vistos como processos que têm diferentes indicações de uso.

 

A hidratação, é mais leve e por essa razão pode ser feita com mais frequência. Os fios capilares perdem muita umidade no dia a dia, sendo necessária uma reposição mais constante. 

 

No caso da nutrição, é bom ter noção de como o seu cabelo é e se comporta. Cabelos oleosos, por exemplo, precisam de menos reposição do que cabelos mais secos.

 

Abusar da nutrição pode fazer com que o seu cabelo se torne oleoso, por isso é bom saber sobre a realidade dos seus fios. 

 

A reconstrução é o tratamento mais potente como já dito anteriormente, por isso, é recomendado que ela seja feita de uma a duas vezes por mês.

 

Quando a reconstrução é feita em um cabelo pouco danificado com o intervalo de tempo menor que duas semanas, o efeito causado poderá ser contrário, fazendo com que o cabelo fique mais quebrado e rígido. 

 

Sendo assim, como fazer o cronograma que o seu cabelo precisa? Veja a seguir!

 

Faça o seu cronograma

O cronograma deve seguir um ciclo de 4 semanas para apresentar resultados perceptíveis e os tratamentos devem ter pelo menos um dia de intervalo para a realização do próximo. A seguir, veja 3 cronogramas para diferentes estágios dos fios:

 
Captura%20de%20tela%20de%202019-12-05%20
Captura%20de%20tela%20de%202019-12-05%20
Captura%20de%20tela%20de%202019-12-05%20
 

Agora que você já sabe como recuperar a vitalidade dos seus fios, não perca mais tempo. Garanta os produtos Vitaessencia Extratos Naturais e tenha cabelos cuidados e sedosos novamente.

 

Comente essa publicação